3 plataformas para criar um blog

No dia 30 de março eu dei uma palestra para o Rotaract de Mariana (faço parte) sobre Blogs abordando sua criação, importância, como pode ser usado, planejamento, entre outros. Uma das coisas que me deixou mais encantada, foram os feedbacks, após a palestra, de pessoas que têm vontade de criar um blog e não sabiam por onde começar.

E falar de blog é uma coisa que eu gosto muito, principalmente se for para auxiliar as pessoas que querem criar um. Nesse post dei 8 dicas pra quem quer criar um blog e nesse texto vou abordar as plataformas existentes para se criar um blog.


Um dos passos na criação de um blog ou site é a escolha da plataforma, aonde que ele será criado. As três mais conhecidas são o Blogger, que é um produto do google; o Wordpress e o Wix. Além delas, existem empresas que trabalham com criação de sites e possuem a sua própria plataforma. Claro que, nesse caso o custo de criar um blog ou site é alto comparado as demais, que são plataformas gratuitas e o que você paga é o domínio e/ou layout.

Antes de você escolher onde irá hospedar o seu blog, é importante que você tenha em mente qual é o objetivo dele, vai ser para publicação de textos? Vai ser um portfólio de imagens? Uma loja online? Um blog pessoal ou de uma empresa?  E ao mesmo tempo que você responde essas perguntas é interessante você entrar em sites de diversas plataformas, pra já ir se familiarizando com elas.

Blogger
A primeira plataforma que trago é o Blogger (ou Blogspot) que é um produto do google e super fácil de criar uma conta, basta ter um email no gmail. Ele é super intuitivo e fácil de navegar. O ponto negativo, é que não há layouts bacanas gratuitos, mas tem vários sites que disponibilizam modelos gratuitos e é só adicionar o html dele manualmente no blog. 

Wordpress
O Wordpress é conhecido por ser uma plataforma mais profissional, pela infinidade de plugins e recursos que oferece. Há vários temas gratuitos (e bacanas) e na hora de criar o post a própria plataforma te da dicas de SEO. Pelo wordpress ser um pouco mais complexo indico tirar um tempo pra fazer uma tour pelo site, conhecer as possibilidades que ele oferece, como comprar o domínio (é diferente do blogger), entre outros. Ah, e muitos blogs são criados no blogger e depois são migrados para o wordpress. 

Wix
O Wix é uma plataforma que, para mim, é ótima para ser usada como portfólio de fotografia. Acho um pouco chatinha pra mexer, mas ela tem layouts e transições de páginas bem interessantes. Nele, você também pode criar uma land page (página estática) só com as informações básicas do seu negócio. 

O Blog da Gabe Pinheiro (esse onde você lê esse texto) foi criado e é usado no Blogger. Como eu estou mais familiarizada com ele, acabei optando por criar o blog nele e comprar um layout com as especificações que eu queria. O domínio foi eu que comprei e fiz o registro e toda a manutenção (até alguns recursos de html) sou eu que resolvo.

Criar um blog, manter um blog e ter um blog requer pesquisa, planejamento e dedicação. Não adianta você escolher uma plataforma bacana se não souber usar as ferramentas que ela oferece. Então, navegue muito por elas, leia posts sobre as plataformas e converse com pessoas que já têm blogs para sanar dúvidas e pegar opiniões.

Precisando de algo, estamos ai.

beijos, beijos
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Tenho curiosidade pelo , mas até agora o blogger tem me servido bem. Acho que é possível ter um blog mais profissional nele. O importante é blogar ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque, também concordo que o importa é blogar. O blogger também me atende bem e tem muito material na internet sobre melhorias e novos recursos pra ele.

      Excluir

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio