8 dicas pra quem quer criar um blog


Em meados de 2008/2009 eu conheci o universo dos blogs e aquele novo espaço dentro da internet, passou a ser o meu diário virtual. O primeiro blog que tive se chama Juras Eternas (está perdido dentro do www), e nele exercitei a minha escrita poética e literária. Foi também a partir dele que conheci outras blogueiras (ainda tenho contato com algumas) e me apaixonei por esse universo.

Quando entrei na universidade criei um blog em conjunto com as minhas primas, o Lucidez Feminina e fiz parte da equipe até setembro do ano passado. E na mesma época, comecei a planejar a criação de um endereço só meu.

Durante esse tempo já testei layouts, diversos formatos de texto, formas de divulgação, formas de interação com o público e tantas outras coisas. E hoje, a menos de dois meses para completar um ano do Blog da Gabe Pinheiro, e mesmo não tento (ainda) engajamento e números estratosféricos, reuni algumas dicas pra quem pensa em criar um blog e não sabe por onde começar.

 Por que, afinal, eu já criei blog em uma época que não existia tutorial de como mudar layout ou mexer na plataforma; já criei blog a cinco mãos (já com um pouco de planejamento); e já criei um blog planejado e pensado de como ele seria.


Se você não gosta de produzir conteúdo escrito, pesquisar temas e informações sobre aquele assunto ou tirar fotos bacanas para compor o post, é melhor você parar de ler esse post porque ter um blog é tudo isso e muito, muito e muito mais. Mas se você adora e está disposta (o) a fazer tudo isso, então pega papel e caneta para anotar as dicas a seguir.

#1: Antes de escolher qual plataforma irá usar, separa um caderno para ser do blog e resposta as perguntas: Porque eu quero criar um blog (hobby, ganhar dinheiro ou os dois)?; Qual é o objetivo dele (do que vai tratar)?

#2: Após a reflexão do porquê da criação do blog, liste o que você gosta de ler na internet, o que você gostaria de falar (temas de afinidade) e com essas duas listas, filtre as categorias/temas que irá falar no blog

#3: Visite muitos blogs se forem de plataformas diferentes (wordpress, blogger, wix), melhor ainda. Assim você já conhece a “cara” de cada uma delas.

#4: Depois de visitar os blogs, é hora de pegar papel e lápis e começar a desenhar o layout que você vai querer para o seu blog. Sim, é importante que você já tenha em mente qual imagem quer no cabeçalho, quais serão as cores do blog, o que terá na barra lateral, em qual lado colocar a barra lateral, etc

#5: Listar os gastos iniciais que você vai ter com o blog. Já vai comprar domínio? Se sim, qual é o valor? (as plataformas existem valores e formas diferentes de adicionar o domínio). Já o layout, vou usar os gratuitos ou comprar um do jeito que eu quero?

#6: Enquanto resolve as cinco dias, já vai produzindo conteúdo. Dessa forma você já vai criando um banco de posts pra quando lançar o blog

#7: Planejamento, planejamento e planejamento. Se você vai conciliar o blog com um trabalho ou faculdade, é importante separar algumas horas do dia para produzir conteúdo, fazer foto e visitar novos blogs

#8: Visitar e comentar em novos blogs é ótimo para pegar referência, divulgar o seu blog, aprender coisas novas e fazer amizade com outras blogueiras

Eu segui e sigo essas dicas e posso afirmar que já consegui coisas bem bacanas com o blog, tanto quando estava no Lucidez quanto agora com o meu endereço próprio. Blogar é um jogo de tentativas e erros, e de aprendizagem constante. Então, se achegue mais e seja muito bem-vindo a esse mundo maravilhoso.

Para as leitoras blogueiras quais dicas vocês dão para quem quer criar um blog?

beijos, beijos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio