Como obter mais tráfego para o blog

Quem decide ter um blog, site ou landpage deseja que ele tenha acessos. Essa sempre foi a minha vontade, desde o blog que tive com as minhas primas, até ter decido criar o meu próprio endereço. O objetivo foi (e continua sendo) atrair novas pessoas para a minha página e fazer com ele trabalhe para mim (sim, é possível ganhar dinheiro com o blog).

Mas, como trabalhar o tráfego do blog sem precisar investir dinheiro? Se você tem um blog, tenho certeza que já se fez essa pergunta. E, sim, é possível aumentar os acessos da sua página com o tráfego orgânico o que você vai precisar fazer é distribuir o conteúdo em outras redes sociais, tendo como página de destino o seu blog.



Nesse post, trouxe cinco formas que vão ajudar a aumentar o número de visitas no seu blog.

• SEO (Search Engine Optimization)
Um dos passos para ajudar na busca orgânica do site é otimizar os textos dele, isso significa utilizar SEO, que nada mais é do que estratégias paras otimizar os resultados das buscas em sites como Google, Yahoo!, Bing, entre outros.

Utilizar SEO no seu conteúdo e em plataformas que são indexadas pelo Google, faz com o seu endereço apareça na primeira página de resultados aumentando o número de cliques.

Uma das formas de melhorar a entrega do seu conteúdo é utilizando palavras-chaves e linkar outros conteúdos que estão dentro do seu site. Em relação as palavras-chaves, você pode usar o Google Trends pra saber como que está a busca daquele tema na internet e os links, eu costumo colocar no meio do texto no formato "Veja também" e o endereço de três posts que têm relação com o tema.

• Pinterest
O Pinterest é uma rede social que vem crescendo muito e mesmo que ele seja mais usado para buscar inspirações, dá para adicionar um link nos pins que você cria. Se você é produtor de conteúdo pra internet utilize o Pinterest para Negócios, assim vai conseguir saber quantos cliques aquele pin e endereço tiveram.

• Facebook
Não, o Facebook não está morto e dependendo de quem é a sua persona, ela vai estar nele e não no Instagram, por exemplo. Pra quem utiliza página no Facebook pra replicar os conteúdos do instagram, também pode utilizar para os artigos do blog.

Uma das coisas que faço é programar postagens antigas do blog no Facebook, com uma chamada diferente. Dessa forma a página não fica desatualizada e eu estou sempre relembrando os seguidores de acessarem o blog.

• Instagram
No instagram, a forma de levar tráfego para o seu blog é pelo link da bio e incentivando os seguidores a clicarem nele. Na linha editorial do blog, eu defini quantos posts entram na semana e quais são os assuntos. Automaticamente, já adiciono a divulgação deles na programação de postagens do instagram. E aqui vai um detalhe, o link que eu coloco no Linktr.ee é do post que acabou que de entrar. Assim eu sei exatamente quantos cliques ele teve a partir do instagram.

• Youtube
No caso do youtube, a forma de você divulgar o link do seu blog é na descrição de cada vídeo. No final de cada um eu coloco os meus principais links e se em algum vídeo cito um post especifico, também coloco o link dele.
 
Mas Gabe, como saber que está dando certo essa distribuição de conteúdo? Usando o Google Analytics e analisar mês a mês qual é a origem do trafego. 




A imagem acima se refere ao ano de 2020 e se notarem o Facebook e Pinterest estão entre os primeiros canais que levam as pessoas para o blog. E em terceiro vem o próprio Blogger, que significa que as pessoas saem de uma página e vão para outra, permanecendo por mais tempo no meu endereço.

Estar presente na internet é muito importante, mas se você não souber distribuir esse conteúdo alguns planejamentos vão acabar não surtindo tanto efeito. Por isso, durante o planejamento, nunca esqueça de listar em quais redes sociais irá focar,  sem esquecer de qual será o endereço principal de destino.
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Muito boas as suas dicas, post super completo. Eu tento aplicar o SEO nos meus posts, mas confesso que sempre esqueço de compartilha-lo em outras redes sociais. E o Google Analytics é uma ótima ferramenta, por ele eu sei que a maior parte dos visitantes do meu blog vem de pesquisas orgânicas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie, fico feliz que tenha gostado do post. Pra não esquecer de compartilhar em outras redes sociais eu busco já deixar tudo programado, assim também acabou otimizando o meu tempo.

      Excluir
  2. Muito bom, Gabe!
    A maioria dos meus acessos hoje são vindos do Pinterest, onde sempre divulguei bastante meu conteúdo! Mas não sabia do Pinterest para Negócios, vou fazer para poder acompanhar os cliques!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio