Tendências levantadas pelo Pinterest para 2021

Uma das coisas que adoro acompanhar na internet são as matérias referente a tendências, sendo uma delas a do Pinterest. Todo ano a rede social solta um relatório das apostas do que vai estar em alta no  ano seguinte, a partir de análises do momento em que estamos e dos temas mais procurados na plataforma.


Se você ainda não sabe o que é o Pinterest (acho um pouco difícil), ele é um rede social para buscar inspirações. Nele, você cria uma conta e vai montando os seus quadros com referências (pode ser no modo privado ou público). Você encontra tudo que imaginar e em diferentes formatos. Ah, o Pinterest também é uma ótima rede social, para ajudar no tráfego para outros canais, como blog e youtube.




No prefácio do documento das tendências, a diretora de marketing do Pinterest, Andréa Mallard, traz quatro momentos que vão guiar 2021. 


2021: reinvente o comum

Aquela frase "o novo normal" já deixou de ser usada e foi substituída para "a minha nova rotina é" ou "a minha atual forma de trabalhar é". O que no início de 2020 era estranho e uma adaptação temporária, passou a fazer parte do primeiro plano de nossa vida.


As coisas comuns passaram a ter uma maior importância, principalmente a qualidade da nossa vida social e no trabalho. Por isso, uma das tendências que vai ficar e se fortificar, será o trabalho home office.


O ano mal começou e algumas pessoas que acompanho no instagram já desfez o seu escritório e colocou toda a equipe para trabalhar 100% de casa. As buscas por decoração de home office, cadeira para trabalhar em casa, looks confortáveis and bonito para trabalhar em casa, vão continuar sendo uma das procuras no Pinterest.


2021: um renascimento interno

O ano passado fez a gente rever vários aspectos da nossa vida, principalmente como estamos internamente. Sentimentos, emoções, saúde, o que consumidos (notícias e alimentos) e qual tipo de vida que queremos levar. Para 2021, a tendência é de continuarmos olhando para dentro, mas já começando a colher as mudanças feitas em 2020. Os temas sobre signos do zodíaco (6x) e visualize a sua melhor versão (+55%), continuam sendo pesquisados.


2021: CEO da própria vida

Como que anda a sua relação com o trabalho? Em 2020 eu tive certeza de que quero trabalhar por conta própria, da minha casa (ou de qualquer outro lugar) e ter autonomia pra trabalhar com quem eu quiser e com o que eu quiser.


Pra 2021, esse sentimento de "ser dona da minha vida" continua muito forte. E uma das buscas que vão continuar acontecendo são: como fazer determinada comida (quem ai não deu google em como fazer pão caseiro?) e como fazer um podcast (tipo de publicação que só vem aumentando). 


O tema "empreendedorismo" também entra aqui e vai continuar MUITO em alta, com o foco principal em pequenas empresas.


2021: expressão estética

Se você pensou na forma física, no nosso corpo, se enganou. O termo estética foi um dos mais buscados no Pinterest, mas acompanhado de outras palavras, como estética nômade (cresceu 80%), papel de parede estético para laptop (aumentou 30 vezes), estética para quartos e maquiagem indie (+5x).


Mas afinal, quais são as tendências pra esse ano?


As tendências 2021 levantadas pelo Pinterest passam pelas seguintes categorias: moda, beleza, viagem, alimentos e bebidas, lar, bem-estar, cuidados dos pais, hobbies e interesse, finanças e comemorações. 


Na moda, as roupas confortáveis vão continuar super alta, independente se você está trabalhando em home office ou na empresa. E as palavras que mais estão sendo buscadas no Pinterest são: vestido para ficar em casa, roupa oversized, roupas macias, macacão de algodão para as mulheres e conjuntinho de moletom.


Uma das mudanças na rotina que a pandemia do Covid-19 trouxe, foi a diminuição do uso da maquiagem e o aumento com o cuidado com a pele. Pra 2021, a beleza natural será prioridade e a make básica no estilo "acordei assim", também será uma das preferidas.


No quesito viagem (quem ai está doida pra pegar uma estrada, levanta a mão!), os termos mais procurados no Pinterest é referente a viagens com carros, seja sozinho, com o cachorro ou pra fazer algo romântico, bem diferente. 


Olha, se você passou pela pandemia sem fazer um pão caseiro ou vários bolos, parabéns porque eu já perdi as contas de quantas pizzas caseiras já fiz hahaha.


Para esse ano, as buscas por comida continuam super em alta no Pinterest e acredito que esse termo fique em alta até 2022. A pandemia veio mostrar o quanto é prazeroso (e até terapêutico) cozinhar a nossa própria comida. Os termos de pesquisa que estão em alta, são: molho de tomate para enchilada; receitas de macarrão com frango cajum; receita de geleia de pimenta jalapeño; receita de mel picante e molho para poke.


Uma coisa que percebi, nesse quase um ano trabalhando em home office, é que muitas pessoas (inclusive eu) aproveitaram esse momento de "estar em casa" para retomar alguns hábitos e atividades, principalmente as manuais. E o destaque fica para o ato de cozinhar.


Como as pessoas ficaram (e muitas ainda estão) em casa, fazer a sua própria comida, buscar novas receitas, testar novos temperos e criar experiências gastronômicas em casa, vão continuar em alta em 2021. E cozinhar pra mim, para o Roberto, pensar no que irei comer e ter toda a minha atenção durante a alimentação, se tornou um ritual de autocuidado e de descanso.


O Pinterest Predicts trás mais de 150 tendências e em cada área, apresenta opções para as marcas de como que elas podem aplicar no dia a dia. Esse é um material que ajuda a levantar ideias de como divulgar produtos e serviços, e de acompanhar o que as pessoas estão procurando na internet. Ah, e clicando aqui, você confere o relatório completo. Boa leitura!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio