Como remodelar a sua empresa com a Matriz FOFA

No dia 25 de janeiro dei o meu primeiro treinamento externo (até então só tinha dado para a equipe do trabalho), sobre a ferramenta de gestão, FOFA. Contei nesse post (**linkar o post de dicas de como montar um treinamento**) como que a experiência e hoje trago, em forma de texto, o conteúdo que apresentei e como que você pode aplicar na sua empresa.



Estamos vivendo um momento onde a palavra "crise" se faz presente em mais da metade das frases que falamos, escrevemos ou lemos. Para as empresas, o momento é de preocupação e muitas empreendedoras ainda estão assimilando o que está acontecendo e tentando entender quais vão ser os impactos que a quarentena, devido ao coronavírus, vão causar em seus negócios.

Pedir para que você tenha calma é quase uma afronta, frente ao cenário que estamos, mas eu sei, e você também sabe, que precisamos respirar fundo, se abster um pouco das notícias negativas e pensar "como que o meu negócio pode crescer, durante essa crise?".

"O que consigo adaptar na minha empresa, para que a baixa de faturamento não seja (tão) grande?"; "O que essa situação está me ensinando?" e "O que eu posso rever no meu negócio?", são algumas das perguntas que você, empreendedora, deve se fazer durante essa quarentena.

Uma das formas de fazer essa avaliação do negócio, é utilizando a Matriz FOFA (ou Swot) que serve para levantar quais são as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, da sua empresa.

PRA QUE SERVE E QUANDO USAR 


A Matriz FOFA deve ser usada de tempos em tempos, como forma de analisar e montar um planejamento estratégico da empresa, independente se ela está indo bem ou indo mal.  O objetivo dela é:


  • Fazer com que você tenha uma visão interna e externa do negócios;
  • Definir prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas;
  • Levantar quais são os pontos positivos, os negativos e os de crescimento;
  • Definir ações para resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados


COMO FAZ E COMO USAR NO ATUAL MOMENTO

Fazer uma Matriz FOFA não é um bicho de sete cabeças, mas requer atenção, um momento só para realiza-la, foco e, se você tiver equipe, convide eles para participar da construção dela, porque a visão de cada um irá contribuir para o enriquecimento da Matriz.

Você vai precisar dos seguintes itens: fichas de papel A4 (dobra a folha no meio e recorta ela), fita pra colar a ficha na parede e pincel para flipchart. Esse material é uma forma de você e a sua equipe visualizarem como um todo a Matriz. A FOFA é realizada a partir de quatro quadrantes e em cada um será colocado os pontos positivos e negativos.




As forças e oportunidades são os pontos negativos da sua empresa e você vai levantar nesses dois quadrantes: quais são os melhores produtos/serviços; o que te diferencia dos seus concorrentes; o que te torna referência; entre outros. Já as ameças e fraquezas são todos os pontos que precisam ser melhorados, o que deixa o seu negócio fraco e o que pode atingir ele negativamente (tributos, catástrofes, processos).

O que vai determinar se a sua Matriz Fofa está bem criada, são as perguntas que você irá fazer em cada quadrante e a honestidade da resposta de cada uma delas. Porque não adianta colocar um item como positivo, sendo que na verdade ele é negativo e precisa ser trabalhado para virar uma força.

Para o pessoal que participou do treinamento no escritório da Fiama, enviei pra eles o material utilizado e com perguntas para ajudar na construção da Matriz. E também estou disponibilizando ele para os leitores do blog.


Sei que nesse momento as ideias demoram um pouco para surgir e rolando o feed do instagram, peguei algumas sugestões de ações que podem ser realizadas, como forma de adaptação e de um novo serviço,


Legendas retiradas do instagram. Ocultei o nome das pessoas para preservá-las

Legendas retiradas do instagram. Ocultei o nome das pessoas para preservá-las

Como disse no início do post, não estávamos preparados para essa quarentena, mas pode ter certeza que ela vai passar, o seu negócio vai sobreviver e você sai dela mais forte e com muitos aprendizados. Por isso, foque em remodelar a sua empresa, avaliar os processos e como que você pode se manter presente na vida do cliente e público alvo.