5 dicas para definir o layout do seu blog

Você já deve estar cansado de saber que o instagram é a vitrine virtual do seu negócio (produtos ou serviços), mas, você sabia que um blog/site também pode ser considerado uma vitrine virtual? Isso mesmo.

Faz ai uma recapitulação. Quantos blogs/sites você não conseguiu ficar muito tempo por conta da navegação? Quantos blogs/sites você visitou e o layout (de cara) não te agradou e acabou fechando a página logo em seguida? Quantos blogs/site você visitou e a última atualização tinha sido há seis meses atrás?

Eu já sai de vários que estavam nessa situação e acredito que você também. E no post não vou falar o que é certo ou errado, até porque cada pessoa tem a sua preferência de layout e de como vai gerenciar o blog, mas vou dar algumas dicas que vão ajudar a deixar a experiência do leitor mais agradável.




#1. Opte por um layout onde os textos começam no lado esquerdo da tela. Independente do que você está lendo, os seus olhos vão da esquerda para a direita. Na internet não é diferente, por isso, prefira começar a área dos posts do lado esquerdo e a barra lateral com as suas informações no lado direito.


#2. Vai contratar uma pessoa para fazer o layout? Certifique-se que ela irá entregar uma versão responsiva. A visualização para dispositivos móveis tem que ser tão boa quanto a visualização no computador.


#3. Desenhe em um papel como que você quer o layout. Fica mais fácil de visualizar como que você quer que ele fique e, também, de fácil explicação pra quem for fazer.


#4. Busque referências de layout visitando outros blogs. Essa forma de comunicação faz parte da sua marca pessoal (ou da empresa) e ele precisa comunicar quem é a pessoa que escreve ali e quais são os assuntos abordados. 


#5. Os conteúdos do blog/site são mais densos, por isso, você não precisa postar todos os dias. A minha sugestão é ter, pelo menos, um post por semana. Assim, o número de visitas orgânicas não é afetado.


Quando você decide ter um blog/site na sua estratégia de comunicação é preciso tratar ele com carinho, cuidado e amor. E sabendo que são grandes as chances do seu endereço ser indicado nas buscas do Google, a sua vitrine virtual precisa estar impecável.


Não tenho dinheiro pra comprar um layout personalizado, e agora?


Dependendo da plataforma que você usa e da empresa (ou pessoa) que contrata para criar o seu layout, não será um valor barato. Mas, mesmo não tendo dinheiro para investir nessa parte, não deixe de criar o seu blog/site.

A minha recomendação é que você escolha um layout da própria plataforma e que seja mais clean. Que ele tenha uma boa navegação e todas as informações necessárias (email, assinar a newsletter, ícones das redes sociais e categorias). Ah, e se você tiver que escolher no que investir, escolha comprar um domínio próprio. Criar o seu blog/site com o final do endereço .com.br já dá o tom profissional.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. O layout do blog é realmente muito importante, já deixei de ler conteúdo de blogs porque o layout era meio poluído, isso é bem chato mesmo. Uma ideia pra quem não tem grana pro layout personalizado é recorrer pros layouts gratuitos, no meu blog eu uso esses, ainda creio que conseguirei pagar o meu, mas até lá o meu é perfeito

    beijinhos
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, sim os layouts gratuitos são uma ótima opção pra quem não tem dinheiro pra pagar um. Eu já vi vários modelos super bacanas e inclusive mantenho os links salvos, pra usar como inspiração ou indicar para as amigas.

      Excluir

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio