Você é grato por tudo que acontece na sua vida?

Uma das palavras que mais tem sido dita nos últimos tempos é "gratidão". Em legendas de fotos, para os amigos, para a família, para o boy/girl e em todas as situações que realizamos algo. Se pesquisarmos o significado de gratidão, irá aparecer que:

"Graça ou ato de reconhecer a graça alcançada e também o ato de sentir-se grato por alguém que prestou um favor, benefício, auxílio, etc. A gratidão também está ligada ao sentimento de agradecimento pelas coisas boas que acontecem em nossa vida."

E ai eu te perguntou, você é grato por tudo que acontece na sua vida tanto as coisas boas quanto as ruins? Eu compreendo que precisamos passar por algumas situações para aprendermos algo, mas ser grata por TUDO, eu não sou. E no final das contas isso é muito bom.


No início de 2018, assim que fui morar sozinha em Ouro Preto e sabia que seriam 6 meses morando em uma casa grande e contando os dias para o Roberto se mudar para cá, comprei o e-book "30 dias de gratidão" da Thays Lessa que consistia em escrever todos os dias, pelo menos, uma coisa por qual eu era grata. E no e-book cada dia vem acompanhado de uma mensagem.

Sobre esse exercício, ele fez com que eu passasse pelo período que fiquei sozinha mais tranquila e que observasse (antes de dormir) como que foi o meu dia, o que eu fiz, com quem eu me relacionei, quais foram as coisas que me trouxeram felicidade, quais que não foram tão legais e o que aprendi com cada situação.

Esse exercício pode parecer fácil, mas não é, porque teve dias que chegava em casa e me perguntava "tirando a minha vida, comida, saúde, família, por quais coisas que aconteceram hoje eu sou grata?". Na primeira semana só pensava em coisas positivas, mas com o tempo fui vendo que os momentos de gratidão eram oriundos das dificuldades, das "coisas não tão legais" e das "coisas normais" do dia a dia.

E agora eu pergunto novamente: "Você é grato por tudo que acontece na sua vida?" e "Você costuma refletir porque é grato por algo e o que o sentimento de gratidão significa pra você?"

O ano está acabando e sei que você já começou a refletir como que foi 2019 e o que pretende alcançar em 2020. Durante esse balanço, te convido a pensar, analisar e repensar os momentos de gratidão com foco nos aprendizados e nos momentos ruins, porque são eles que nos fortalecem e nos ensinam qual rumo devemos tomar.

beijos, beijos
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Que legal a ideia dessa livro, Gabe!
    Esse ano passei por uma situação parecida com a tua, fiquei 9 meses morando longe do meu noivo, sozinha em uma cidade em que não conhecia ninguém!
    Foi uma conquista que lutei muito pra conquistar mas que as dificuldades do dia a dia acabam fazendo a gente apagar esse sentimento de gratidão, né?!
    Acho essencial quebrar aquela tendência de ser cada vez mais pessimista, mais reclamona hehe.

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio