Livros lidos em 2022

Entra ano, sai ano e uma das metas que se mantêm firme e forte é a da leitura. Em alguns anos consigo ler quase dez livros e em outros não chega a cinco títulos. E está tudo bem. Pra mim, o importante é manter uma rotina (mesmo que pequena) de leitura.

2022 foi um ano que não consegui ler tanto (tinha a doce ilusão que nos primeiros meses de vida do Joaquim conseguiria hahaha), mas o pouco que li deixaram “aquele quentinho no coração” e fizeram refletir sobre alguns assuntos. Ao longo do ano passado fui compartilhando no Instagram (@gabepinheiroblog) uma pequena resenha do que li e nesse post reuno todos eles.



História de quem foge e de quem fica; Elena Ferrante

Depois de passar um final de 2021 com fortes emoções (tinha acabado de descobrir sobre a gravidez), não estava conseguindo me concentrar em grandes leituras e muito menos em livros complexos.

Decidi aquecer o coração e a imaginação com mais uma livro da Elena Ferrante, o "História de quem foge e de quem fica" e foi a melhor escolha. Ele é o terceiro romance da continuação de "A Amiga Genial" e nele é apresentado como está a vida de Elena Greco (Lenu) durante a faculdade, casamento e maternidade; e da Lina, como foi largar o marido com um filho pequeno, trabalhar em uma fábrica de embutidos, e militar em busca de melhores condições para os trabalhadores.

Como todos os livros da série, "História de quem foge e de quem fica" é contada pela personagem principal, Lenu, e trás em detalhes tudo que ocorre no início da fase adulta da sua vida e de seus amigos. Por ser um livro bem descritivo, você consegue imaginar as cenas e os diálogos entre os personagens, o que contribui pra você se envolver ainda mais na leitura. E mesmo a história se passando em outra época, os temas abordados continuam sendo atuais. Compre o livro aqui.

As quatro primeiras estações; Fernanda Witwytzky

Comprei esse livro por indicação da minha médica (através de uma postagem do instagram) e me surpreendi com ele. Imaginei que iria descrever como foram os meses com os bebês da Fernanda Witwytzky (autora do livro), principalmente quais foram os perrengues que ela passou. Mas não, o livro é um relato dos sentimentos que a Fernanda teve no pós-parto. O que passou pela sua cabeça, crenças que foram ressignificadas e como ela se sustentou em Deus para conseguir passar por algumas fases.

Sabe quando uma amiga passa por uma dificuldade que você já passou e você fala pra ela, "amiga, vai passar". Então, é com essa sensação que eu fiquei após ler o livro "As primeiras quatro estações" e olha que o Joaquim ainda não tinha nascido.

O livro me fez pensar no futuro de forma mais calma sobre a maternidade, conhecer a experiência de outra mãe, me preparar para o que poderia acontecer e fortalecer algo que já sei, que Deus vai me capacitar para ser uma boa mãe para o Joaquim e guiar os meus instintos, em cada cuidado que vou ter com ele.

A leitura é super leve, linguagem fácil e é como se a Fernanda estivesse conversando com você. Compre o livro aqui.

60 dias de Neblina, Rafaela Carvalho

Tudo que é desconhecido gera um pouco de medo e no caso do puerpério, estava um pouco apreensiva de como seria. Durante os 9 meses li coisas positivas, negativas, cuidados e dicas do que fazer para passar por esse período mais tranquila.

Uma das dicas foi ler livros sobre o assunto e não pensei duas vezes em comprar alguns títulos. Durante a gravidez li "As Quatro Estações" (tem resenha aqui no feed) e no pós-parto li "60 dias de Neblina".

60 dias de Neblina é um livro leve, que trás diversos textos (pequenos) sobre a maternidade. Confesso que não me prendeu 100% e acredito que seja porque estava esperando um livro mais documental e a Rafaela Carvalho (autora), trás histórias pessoais só nos últimos textos (foram os que eu mais gostei).

Mesmo não sendo o que eu esperava, recomendo o livro. Em muitos momentos do puerpério ele foi um acalento pra essa mãe de primeira viagem e que estava tentando entender o turbilhão de sentimentos. Compre o livro aqui.

A cor púrpura; Alice Walker

Já tinha ouvido falar nesse livro e quando vi ele dando bobeira na casa da minha mãe (minha irmã tinha colocado ele pra vender), peguei ele pra ler e foi o último livro de 2022.

A Cor Púrpura é um livro forte que fala sobre descriminação racial, amor, sonhos, estupro, ambição, redenção e esperança. A história é contada a partir das cartas da personagem Celie que escreve para Deus, sobre os seus sentimentos, sobre a vida que leva, sobre os seus pensamentos. E como a personagem nunca foi para a escola, as cartas contêm erros de português e também são escritas da forma que ela fala.

Se você gosta de livro que vira filme, A Cor Púrpura é um deles. E como o livro, o filme também é forte até porque se materializa a história da Celie. Recomendo os dois. Compre o livro aqui

Comece pelo porquê; Simon Sinek

Depois de começar a ler esse livro umas três vezes, finalmente consegui terminar. "Comece pelo porquê" é aquele livro que requer atenção e calma para assimilar alguns pontos, pra poder colocar em prática.

O livro tem como tema central o Círculo Dourado, conceito que fala que primeiro devemos olhar para o "porquê" de estar fazendo algo, para depois pensar no "como" e "o que". O autor, Simon Sinek, mostra como o Círculo Dourado é usado a partir de exemplos de grandes empreendedores e de pessoas que impactaram multidões, como Martin Luther King Jr.

Sabe quando te perguntam porque você faz o que faz? Então, esse livro é sobre isso. Ao longo dos capítulos ele trás a importância de ter clara a resposta dessa pergunta e de repassa-la para as pessoas que trabalham com você (sócios e colaboradores).

Achar a resposta para essa pergunta não é algo fácil, mas "Comece pelo porquê" tem vários questionamentos que faz o leitor se auto-analisar. É um exercício e tanto. No meu instagram voltado para marketing, compartilhei alguns trechos do livro. Compre o livro aqui.
Essas foram as minhas leituras de 2022 e para 2023, não coloquei uma meta para não me frustar. Mas, como forma te manter o hábito, estou participando de um clube do livro cristão e conforme for finalizando os livros, compartilho no instagram.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio