Programa Impulsiona Mulher promove capacitação para empreendedoras de Ouro Preto
"(...) Nós já estávamos iniciando um projeto na área de consultoria, com a Renata Padula. (...) E ai eu falei "pronto, vamos unir as três e ensinar outras pessoas". (...) Vamos trabalhar com mentoria para mulheres empreendedoras de pequenos negócios. Vai proporcionar a conexão e evolução dessas empreendedoras, além de ajudar a nossa cidade a ter negócios íntegros que vão além do financeiro." Esse é um pequeno trecho da entrevista que fiz com a Lucimara Mendonça (co-fundadora), em 2019, sobre a sua transição de carreira e a formação do Mulheres de Vena.
Naquela época, o grupo ainda estava em fase "teste"e de mobilização de empreendedoras locais. E hoje, quase 4 anos depois, ele passou de grupo para Organização da Sociedade Civil (OSC`s) e já impactou mais de 300 mulheres empreendedoras de Ouro Preto.
Para a cidade esse é um indicador muito importante, porque, de acordo com o site Mapa das Organizações da Sociedade Civil, em Ouro Preto existem 625 organizações sendo que apenas 1 é voltada para o empreendedorismo feminino. Sim, estou falando do Mulheres de Vena.
E agora que o grupo é formalizado, como ele pode potencializar (ainda mais) os negócios dessas mulheres? A partir de editais de fomento, parcerias com grandes empresas e diversas outras oportunidades que estão (e vão) aparecendo. E a primeira novidade, ops oportunidade, de 2023 já tem nome e chama Impulsiona Mulher.
O que é o Programa Impulsiona Mulher
No dia 17 de abril a co-fundadora, Alessandra, realizou no Instagram do Mulheres de Vena o lançamento do Programa Impulsiona Mulher. O objetivo dele é capacitar mulheres em temáticas do empreendedorismo (gestão financeira, marketing e negócios) e habilidades socioemocionais, a partir de duas trilhas: uma chamada "Quero empreender", para quem deseja tirar o negócio do papel e outra chamada "Fature Mais", para quem já tem um negócio mas quer torná-lo mais consolidado e aumentar as vendas.
O Programa possui três etapas, sendo:
- 1º etapa: Capacitações
Com duração de 5 dias, elas vão acontecer de forma presencial. A trilha "Quero empreender" vai tratar sobre contabilidade, vendas, precificarão, posicionamento de marca e habilidades socioemocionais. Já a trilha "Fature Mais", também vai abordar sobre habilidades socioemocionais, faturamento, alavancagem de negócio, técnicas de vendas e marketing.
- 2º etapa: Assistência Técnica
Com o nome "Incubadora Mulheres de Vena", o objetivo dessa etapa é acompanhar por 60 dias as participantes durante a execução das atividades propostas na primeira etapa. A assistência técnica vai acontecer a partir de fóruns online e acompanhamento da equipe de consultoras para tratativa de questões específicas.
- 3º etapa: Impulsiona Mulher
E a última etapa vai contar com premiação para 6 empreendedoras que se destacarem, a partir de indicadores que vão ser apresentados nas etapas anteriores.
Como se inscrever no Impulsiona Mulher
Tem mais de 18 anos, quer empreender ou já empreender, mas quer melhorar o seu negócio? Então o Impulsiona Mulher é pra você. A inscrição é gratuita e pode ser feita clicando aqui.
Assim que você se inscreve é direcionada para um grupo do WhatsApp do Programa, local onde será enviado todos os comunicados.
E antes que você comece a se questionar se deve ou não se inscrever, a minha dica é: se inscreva. Eu irei participar da trilha "Fature Mais" e estou ansiosa pra dar um start na minha prestação de serviço.
Empreender não é algo fácil e não precisa ser solitário (mesmo que em alguns momentos pareça). E quando há a oportunidade de você se capacitar, adquirir novos conhecimentos, fazer networking, conhecer histórias de quem já tem uma caminhada e aprender com elas, vale muito a pena.
{O Impulsiona Mulher conta com o patrocínio da Gerdau e aporte do Sicoob Credimepi. Apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Sebrae, Sala Mineira do Empreendedor, Rádio Real e Correios}
Assista abaixo a live de lançamento.
Assista o vídeo que gravei com a Lucimara Mendonça.