Rotina de autocuidado durante a quarentena

Porque falar de beleza em meio a quarentena, devido a pandemia de um vírus? Porque, mesmo que estejamos em casa e que a rotina tenha sido adaptada ao momento, é importante cuidar da nossa mente e do nosso corpo. Se você der um Google vai encontrar diversas matérias falando sobre o aumento das crises de ansiedade e que o Conselho de Psicologia (Resolução CFP nº 04/2020) liberou o atendimento online, como forma de ajudar essas pessoas. E, para mim, tirar um tempo para se cuidar - nem que seja 10 minutos -, é uma forma de terapia onde você se concentra naquela atividade (pintar as unhas, passar um creme no rosto, passar um creme de hidratação no cabelo, fazer uma atividade física) e esquece do resto.

A minha rotina de beleza de cuidados com a pele continuou a mesma, mas, nessa quarentena, eu comecei a testar novos tipos de unhas decoradas. Só o ato de pesquisar inspirações, aos domingos separar os esmaltes que vou usar e ter toda a minha atenção e concentração pra fazer um desenho nas unhas, deixa o meu dia muito mais leve e eu fico muito feliz.



Convidei a Estefânia Gonçalves, que é psicologa, terapeuta de casal e família, para uma mini entrevista sobre a importância do autocuidado, durante esse período de quarentena. Confere só:

G: Como a rotina de autocuidado e beleza impactam em nosso emocional?
E: Durante a quarentena, somos privados de exercer vários dos papéis que constituem a nossa personalidade. Por exemplo, a professora amorosa do infantil não vai exercer seu lado “mãefessora” que pegava as crianças no colo, que pegava na mão para ajudar a colorir, que vibrava com cada aluno aprendendo algo novo, por mais simples que fosse. A forma de exercer esse papel mudou, a recompensa imediata não está presente para motivá-la, a sua utilidade, de alguma forma, é questionada.

À partir daí, ela, assim como os demais profissionais, vão perdendo a referência de si. Sabe quando você fica anos sem ir a um lugar que conhecia muito e, de repente, se vê meio perdido na estrada porque aquele ponto de referência não está mais lá ou está misturado a tantas novas coisas que você nem o notou?
É mais ou menos isso que está acontecendo na quarentena, estamos perdendo a referência de nós mesmos, do nosso valor.

G: Por isso, o autocuidado é tão importante. Cuidar de si, é preservar essa referência?
E: O autocuidado vai desde uma boa higiene do sono para dormir bem, até ter uma rotina definida que contemple tempo de contato e conexão consigo. Tudo aquilo que for possível manter dentro do funcionamento anterior que te traga qualidade de vida, sensação de bem-estar e segurança é importante que seja feito. Sei que para muitas coisas estamos limitados, mas não para todas.
Você, por exemplo, faz suas unhas aos domingos e isso ajuda a manter a referência até de que nem todo dia é domingo (como algumas pessoas têm colocado), mas, mais que isso, ajuda a lembrar que você é uma pessoa que se sente bem com as unhas feitas. Eu, por exemplo, não ligo muito para as unhas, mas o cabelo cuido todo final de semana.

Coisas simples como vestir a roupa de trabalho, ainda que no home office, passar um batom e pentear o cabelo para uma reunião em vídeo conferência, ou fazer uma atividade física de forma consistente vão ancorando nossa percepção sobre nós mesmos.
Esses hábitos, não são e nem substituem uma terapia, mas têm efeito terapêutico. Podem inclusive compor as tarefas de casa da terapia. Pois, certa forma, esses pequenos hábitos trazem um equilíbrio emocional, melhoram o humor por serem prazerosos e nos lembram de nosso valor enquanto ser humano único.
E, se eu puder deixar uma mensagem final digo: se cuide para não se perder.

Como sei que não é só eu que estou mantendo (ou que começou) uma rotina de beleza, fiz uma pesquisa nos meus stories pra saber o que as minhas seguidoras estão fazendo e confere só o relato delas. 

Ilustração retirada do site pngtree.com
Ilustração retirada do site pngtree.com


São coisas "simples", mas que tenho certeza que estão fazendo um bem danado para as meninas ai de cima. E mesmo que a sensação seja de que as coisas não estão melhorando, nesse momento não podemos esquecer do autocuidado, com o corpo e com a mente.

Por isso, coloque na sua agenda ou lista de tarefas diárias (até que vire um hábito) um momento para se cuidar. Você vai se sentir muito melhor, pode apostar. Ah, e também indico esse post no blog Papo sobre Autoestima (F-utilidades), sobre "Autocuidado em tempos de pandemia". Vale a leitura!

beijos, beijos
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Nossa muito real essa coisa de ir perdendo a referencia de si mesmo, do que constituem nossa personalidade. Eu mesma, não parei de me maquiar todos os dias de manhã pois isso faz parte de quem eu sou. Eu tiro o pijama, faço meus cuidados com a pele e faço a minha make, depois sento no computador para trabalhar rsrsrs. Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, está super certa em não ter parado de fazer as coisas que já fazia, como se arrumar pra trabalhar mesmo sendo home office. Em alguns dias é desafiador, mas manter uma rotina faz muito bem pra nossa mente.

      Beijos

      Excluir

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio