Marcas trocam embalagens vazias por novos produtos

Quando um produto de beleza acaba, o que você faz com a embalagem dele? Muitas pessoas ao ouvir essa pergunta vão responder "jogo fora" ou "separo para a reciclagem". Mas você sabia que algumas marcas tem um sistema próprio de reciclagem e você tem a possibilidade e trocar por outros produtos? 

Eu sei, eu sei, esse é o sonho de qualquer pessoa que ama maquiagem e, sim, ele é real e no post de hoje trago algumas marcas que têm essa iniciativa e como que você pode trocar as embalagens vazias, por novos produtos.


Nos últimos anos o movimento em prol da sustabilidade vem aumentando e tanto marcas de cosméticos quanto de roupas, têm se preocupado com o seu processo de produção. O assunto reciclagem não é novo e o descarte correto das embalagens faz com que diminua o uso de matérias-primas de fontes naturais e, consequentemente, de lixo.

O plástico ainda é um dos vilões nesse processo de reciclagem e as marcas vêm compreendendo cada vez mais a importância de se pensar como será o descarte delas. De acordo com matéria publicada no site da Abre - Associação Brasileira de Embalagem, o desenvolvimento de novos materiais industriais, o resgate de embalagens retornáveis e o diálogo entre empresas e o poder público são apontados como potenciais soluções para o desperdício de recursos e o descarte indevido de resíduos na cadeia industrial.

Essa nova forma de pensar a reutilização das embalagens, além de contribuir com o meio ambiente faz com que o consumidor fique mais interessado por produtos que gerem menor impacto. E ao invés de ser um trabalho de uma única mão, acaba sendo de duas ajudando o Brasil a atingir a meta estipulada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é a de diminuir em 45%, até 2031, o lixo destinado a aterros sanitários.

Sim, esse é um trabalho de formiguinha, mas que já podemos ver grandes resultados e marcas engajadas nesse processo de reciclagem das suas embalagens. Abaixo reuni algumas que já possuem um sistema ou programa de reaproveitamento, como que a troca é feita e quais são os benefícios para os clientes.

Quem Disse, Berenice? 
Programa: Retorna Bere
São três passos onde é preciso juntar cinco embalagens vazias da marca, fazer o cadastro no site e levar o código gerado (e as embalagens vazias) em alguma das lojas e trocar por um batom.

O Boticário
Programa: Boti Recicla
Segunda a marca, o Boti Recicla é o maior programa de reciclagem de embalagens do Brasil e basta levar as embalagens vazias (de qualquer marca) em uma das lojas, que eles dão a destinação adequada.

MAC
Programa: Back to Mac
Quem usa os produtos da MAC basta juntar seis embalagens originas (plástico ou vidro) e levá-las em uma das lojas. Você pode trocar por um batom (exceto coleções ou embalagens especial e VIVA GLAM) de sua escolha.

The Beauty Box
Programa: Sustenta mais Beauty
Basta levar 5 embalagens vazias de qualquer produto vendido pela The Beauty Box, em uma das lojas e pronto, você ajuda no processo de reciclagem e ainda ganha um brinde.

Loccitane en Provence e Loccitane au Bresil 
Programa: Descarte e Reciclagem
A cada embalagem descarta você recebe um carimbo, somando cinco o cliente ganha um creme de mãos. As lojas participantes são:  São Paulo: Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Ibirapuera, Shopping Metrô Santa Cruz, Shopping Villa Lopos, Shopping Pátio Paulista, Morumbi Shopping, Shopping Iguatemi São Paulo, Shopping Anália Franco, Shopping Piracicaba e Rua Oscar Freire  | Rio de Janeiro: Shopping Leblon e Barra Shopping | Brasília: Brasília Shopping | Paraná: Catuí Shopping Maringá | Rio Grande do Sul: Iguatemi Porto Alegre | Minas Gerais: Boulevard Shopping BH | Santa Catarina: Joinville Garden Shopping | Recife: Plaza Shopping Casa Forte

Simple organic
Programa: Eu Reciclo
Os clientes levam as embalagens vazias em uma das lojas (não achei a quantidade que precisa levar) e a marca destina elas para as cooperativas de reciclagem de cada cidade. As embalagens vazias são trocadas por um voucher de desconto. 

Entrei em contato via email com as marcas que mais uso e algumas respostas que recebi não foram animadoras. A Monange orientou encaminhar as embalagens vazias para a coleta seletiva, já a L'oreal, a Joico, a Inoar e a Skala não responderam. A Avon, retornou explicando que a marca participa do Programa "Dê a Mão Para o Futuro", que é coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). De acordo com eles, o programa realiza ações de divulgação junto aos consumidores como instruções de como separar as embalagens e informações sobre os procedimentos a serem seguidos para a adequada devolução, de acordo com a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Outra iniciativa é a Triciclo - Retorna Machine, que funciona a partir daquelas máquinas que tem em filme, onde você deposita a moeda (ou nota) e sai o refrigerante. O projeto recebe todos os tipos de embalagens, como PET, vidro e lata de alumínio e está presente (até o momento) só na cidade de São Paulo. As máquinas coletadoras estão espalhadas por locais públicos e privados e o consumidor ganha benefícios como bônus nas faturas de energia, recarga no bilhete único, desconto em livrarias, entre outros. De acordo com o site da marca, em uma ano de atividade as Retornas Machines já coletaram mais de 1.500.000 (um milhão e quintos mil) embalagens, que foram revertidas em milhares de benefícios sociais.

De pouquinho em pouquinho, nós, e as empresas vamos nos conscientizando sobre a importância da destinação do lixo que produzimos, ajudamos o planeta e melhoramos nossa qualidade de vida.

Agora me contam, o que acharam das iniciativas das marcas? Vocês costumam guardar as embalagens dos produtos quando terminam?

beijos, beijos

Um comentário:

  1. Nossa, eu adorei esse post! Hoje em dia não tenho muitos produtos em casa e minhas últimas aquisições vem todas em potinhos de vidro, mas ótimo saber desses programas porque eu não fazia ideia da existência. E achei a iniciativa da Boticário show, pq aí dá pra levar qualquer embalagem pra eles.

    https://gabiramalho.com

    ResponderExcluir

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio