3 dicas pra quem for dividir casa

Quem me conhece sabe que eu sai da casa da minha mãe, em SP, e fui pra Ouro Preto - MG estudar jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Com essa mudança de ares, veio a responsabilidade (três vezes mais) de se virar sozinha. E a maior das minhas preocupações de quando vim pra cá, é aonde que eu ia morar. 



Pra quem conhece Ouro Preto, ou já ouviu falar, sabe que a cidade é conhecida pela tradição das repúblicas estudantis. Logo que cheguei na cidade fui morar em uma república federal. Devido a adaptação e o meu curso ser em outro campi, sai da república e me mudei para Mariana, atrás da faculdade (=D). 

Com a mudança de vida, e rotina, você começa a dar valor ao que os seus pais te diziam sobre como é difícil conviver com outras pessoas e ao mesmo tempo aprende como é bom tem contato com essas diferenças, e o quanto você pode crescer com elas. 

Essas diferenças já começam a aparecer no momento que você passa a morar com outras pessoas. E por já ter me mudado três vezes sei que nem sempre as coisas são as mil maravilhas. Ao mesmo tempo que você consegue encontrar pessoas maravilhosas para morar, tem outras que fazem de tudo pra te tirar da casa. 

Infelizmente, e felizmente, comigo aconteceu os dois casos. Sai de uma casa por causa de uma mulher que queria que as coisas fossem só do jeito dela, e fui morar com mais quatro meninas adoráveis que desde o primeiro momento já nos demos bem. 

E pensando nessa minha experiência é que eu resolvi vir dar algumas dicas pra quem está pensando em sair da casa dos pais e ir morar com as amigas, namorado, república, em outra cidade...

#1. Se você for morar em outra cidade e quer dividir um lugar com alguém, procure saber se tem repúblicas para onde você vai e, o mais importante, visite vários lugares e só fique se você realmente se sentir bem e ver que as(o) moradoras(o) são bacanas. 

#2. Os móveis são a primeira preocupação pra quem vai morar sozinho ou vai alugar uma kitinet/casa/apartamento com outra pessoa. A dica que dou é fazer uma reunião com as moradoras da casa e decidir juntos quais são as prioridades do momento, quanto que custa cada item e decidir uma forma de pagamento. 

#3. Convivência e respeito, essa é a coisa mais importante quando se mora com outras pessoas. São com esses dois itens que você vai construir uma nova família aonde quer que você esteja. 

São coisas básicas que aprendemos com os nossos pais, mas que de vez em quando é bom dar uma reforçada. 

Beijos, beijos 

p.s Esse texto foi escrito a três anos atrás e trouxe adapto para esse novo espaço. 
Comentários
18 Comentários

18 comentários :

  1. Eu também estudei jornalismo, oi colega! HAHA Passei um semestre morando com outra pessoa e tudo que você disse é verdade, a gente amadurece muito quando precisa sair de casa e morar com outras pessoas. Apesar de formada, no momento estou morando apenas com o meu pai, mas a responsabilidade acaba sendo a mesma, até maior, de quando dividi, já que agora sou "a mulher da casa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega =D. Eu não imaginava que ia amadurecer tanto depois de morar sozinha, são aprendizados que levamos pra vida toda.

      Excluir
  2. Quero morar sozinha! Morei só por um ano nos EUA, na verdade dividi o apê com duas americanas, e foi uma experiência incrível. Voltei pro Brasil e estou morando com meus pais novamente. Quero fazer pós graduação no exterior e então pretendo morar só de verdade, ou dividir com alguém, tipo meu namorado.
    Adorei as dicas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz intercâmbio morei em casa de família e a experiência também foi incrível. Para o próximo ano, pretendo morar sozinha ou com o boy hehe.
      Beijos

      Excluir
  3. Ja morei sozinha e ja morei com outras pessoas também. Gostei das duas experiencias. Mas prefiro morar sozinha. hehehehehehe Gosto da minha privacidade. Hoje moro apenas com meu filho. Tudo otimo. Arrasou no post. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oie, adorei seu post e sei bem do que falas quando diz sobre sair da casa da mãe, seja para morar com outras pessoas ou se casar. É muito difícil esse recomeço longe de quem mais nos apóia... Amei seu post e as dicas! Bjoss 💕😘

    ResponderExcluir
  5. Pense numa pessoa que super adorou esse post! Eu estou planejando morar sozinha faz algum tempo, e agora estou atrás de conselhos que me ajudem a dar mais esse passo na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, tenho certeza que vai ser uma experiência incrível. Qualquer dúvida é só perguntar.
      Beijos

      Excluir
  6. É difícil crescer e sair das asas dos pais mas acho que deve se uma experiência incrível morar sozinha, sai de casa direto para morar com o love, outra experiência complicada que acho que teria sido mais fácil se já tivesse uma vivência sozinha, a quem se aventura boa sorte bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma experiência que eu recomendo que todas as pessoas passem, porque além de ser enriquecedora, você acaba se (re)descobrindo.

      Excluir
  7. Eu acho que não serviria para dividir apto com outras pessoas, eu faço parte do grupo de chatos e que gostam das coisas do meu jeito e acho que por isso seria bem complicado. Eu gosto de ficar sozinha e ter as minhas coisas, acho que as pessoas não iam gostar de dividir o mesmo espaço que eu kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou um pouco chata com algumas coisas, mas era dividir apartamento ou pagar um aluguel (sozinha) altíssimo hahahaha.

      Excluir
  8. Muito bacana suas dicas. Eu acredito que viveria bem com outras pessoas junto, não gosto da ideia de morar sozinha, mas acho que sair da casa dos pais para buscar a independência é muito importante. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que só depois que saímos da casa dos nossos pais que passamos a ser, realmente, independente.
      Que bom que gostou das dicas.
      beijos

      Excluir
  9. Adorei conhecer esse outro lado, eu moro com minha mãe mas acredito que logo logo chegará a hora de morar com meu namorado e futuro marido rs Meu sonho era morar sozinha, mas acho que já era esse sonho rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, quando você sair de casa você vai como as coisas são diferente e como é um outro mundo.
      beijos

      Excluir

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio