A importância de estar presente nos lugares
Um dos temas que eu passei a ler bastante depois que entrei na Associação, foi sobre Empreendedorismo. E como gosto de compartilhar tudo que venho aprendendo me uni a Manu, do blog Coisas do Tempo, na série Empreendedorismo aonde
cada conteúdo irá complementar o outro. O objetivo é dar dicas, orientar e
ajudar - a partir de nossas experiências - vocês, leitoras, nas situações que
envolvam empresas.
E pra dar início (dos posts em
conjunto, porque já contei aqui como
que é trabalhar com empresários), hoje vou falar sobre a importância de
estar presente nos lugares. Uma das coisas que sempre ouço, principalmente da
minha gestora, é que uma instituição precisa estar presente nos eventos e fazer
com que as pessoas que estão nele saibam que você está ali. E você, de
um forma ou de outra, é uma empresa, é uma instituição que quer
mostrar/divulgar o trabalho que realiza.
Quem me conhece sabe que eu adoro fazer mil coisas ao mesmo tempo, participar de tudo que
aparece e sempre que puder ajudar as amigas em seus projetos pessoais. Escrevendo esse
post percebi que faço isso desde novinha (falou a velha hahahaha) e que naquela época eu já praticava "estar presente em todos os
lugares". E o que isso me proporcionou? Conheci diversos locais de SP,
comecei a fazer pequenos trabalhos na área de jornalismo pra já ir me
familiarizando com a profissão, fui em festas bacanas, em desfiles e uma
infinidade de coisas.
Mas Gabi, porque é importante
estar presente nos lugares?
Estar presente em eventos,
confraternizações ou conferências (só pra citar alguns exemplos) faz com que
cada pessoa trabalhe uma ferramenta muito importante, o Networking. Pra quem
não sabe, o networking é o relacionamento com outras empresas/pessoas e não é
simplesmente sair por ai entregando cartões de visita, mas sim ir atrás
daquelas empresas ou pessoas que têm haver com o seu perfil.
"Para ser memorável, preocupa-se
em escutar e focar sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de
relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou
funcionário". (site Endeavor Brasil)
Trazendo o networking para o
mundo da blogosfera, influencers e youtubers, o relacionamento que tantos deles
possuem com as marcas é justamente por se fazerem presente em eventos e demais
atividades que tenha público (desde que seja seu nicho). No vídeo da
Manu, A importância da sua
imagem, ela ressalta o quanto somos um produto e como a nossa imagem,
principalmente nas redes sociais, reflete o que somos.
E é a partir dos fatores imagem +
estar presente nos lugares que negócios são fechados. A dica que eu dou é
começar a olhar as festas, reuniões e confraternizações como um espaço de
aprendizagem e não só de festas. É durante uma simples bate papo que surgem
novas ideias e novas informações que podem agregar ao trabalho que realiza. O
segredo é aproveitar as oportunidades e extrair o melhor que elas têm para
oferecer.