Começo a escrever esse post no dia 15 de dezembro de 2024, cinco dias depois que fui demitida do meu emprego CLT. Nessa época eu já conciliava com a minha empresa de comunicação, atendendo algumas empresas de Ouro Preto como Social Media. Desde 2020 (ano da pandemia) a minha meta era trabalhar exclusivamente empreendendo, mas com a incerteza financeira da época e no ano seguinte engravidando (2021), o CLT foi a minha estabilidade. Até que no dia 10 de dezembro de 2024 fui demitida e mesmo com medo (principalmente financeiro) decidi me jogar de cabeça na minha empresa, naquilo que amo fazer que é ajudar empresas a melhorar a comunicação online a partir da produção de conteúdo.
Como o blog também é um espaço de diário virtual pra compartilhar pensamentos, experiências e vivências, decidi que mês a mês, até completar oito meses vivendo só da minha empresa, viria aqui contar como foi cada mês. Como foi a rotina de férias do Joaquim conciliando o trabalho e a maternidade, como foi a prospecção de clientes, como foi a rotina de estudos, como foi o planejamento financeiro dessa nova fase..
MÊS 1: DEZEMBRO/2024
O mês de dezembro foi vivido como qualquer outro mês de dezembro. O foco foi no planejamento para o ano seguinte, principalmente no que diz respeito a rotina, prospecção de clientes, produção de relatórios finais e metas.
Pra começar 2025 com a mente tranquila sobre as finanças, assim que recebi o dinheiro do acordo do CLT apliquei em montantes separados visando as contas fixas de janeiro, fevereiro e março. E todo o dinheiro extra que recebi ao longo do mês (FGTS), separei em envelopes e o dinheiro das clientes de Social Media, deixei uma parte na conta da empresa e a outra, foi para uso pessoal.
Em dezembro, também aproveitei pra fazer uma limpa no meu guarda-roupa, separando as peças que iam para doação e quais iam para venda (utilizo o site Repassa). Também fiz isso nas roupas do Joaquim, separando algumas peças para amigas e colegas que estão grávidas e as demais, colocando para venda.
Até ter uma renda que permita tirar o pró-labore que desejo, vou ter que fazer muita renda extra.
MÊS 2: JANEIRO/2025
Janeiro começou com um clima de férias. O Roberto tirou 10 dias de férias e quando ele está em casa a sensação que tenho é que o trabalho fica um pouco de lado, porque, tanto ele, quanto o Joaquim, acabam me chamando mais vezes. E também porque fiquei com vontade de ficar mais com eles, curtindo. Mas, como a realidade desse ano é diferente, mantive o horário de acordar (5h40) pra conseguir ter um momento só meu e também adiantar algumas coisas do trabalho.
Nesse mês, pensei que ia consegui retirar o restante do FGTS, mas como ativei a modalidade saque-aniversário, não consegui. No final, achei até melhor porque sei que em setembro vai entrar um dinheiro.
MÊS 3: FEVEREIRO/2025
Fevereiro foi um mês que me surpreendeu positivamente, no quesito prospecção de clientes. Sem fazer uma busca ativa, fui procurada por amigas pedindo um orçamento de serviço e também por clientes que vieram de indicação. Das cinco propostas que apresentei, duas foram fechadas para início no mês de março. Fiquei muito feliz, porque o que vou ganhar com cada uma delas já está provisionado para entrar no caixa em março e abril. E saber que o faturamento nesses meses vai aumentar, me deixa tranquila.
Quanto a parte financeira dos gastos pessoais, todo dinheiro que está entrando no caixa, como o seguro desemprego e o pró-labore (pequeno) é direcionado para as contas do mês de abril, pós-graduação e envelopes que defini para esse ano. E ver o valor dos envelopes aumentarem a cada mês, principalmente da mudança e da compra do carro, me deixa mais tranquila e com a mentalidade de "estou mais próxima de atingir o objetivo financeiro".
MÊS 4: MARÇO/2025
O mês de março começou muito, mais muito bem. O governo liberou para saque o saldo do FGTS das contas que tinham optado pela modalidade saque-aniversário e no início do mês recebi R$3 mil que estava na conta. Desse valor, separei R$1.500,00 para as contas de maio e o restante dividi entre os envelopes para diminuir o uso do cartão de crédito e conseguir pagar a maioria das compras no dinheiro, principalmente mercado, fraldas para o Joaquim e o carro de aplicativo que peço todos os dias pra buscar o Joaquim na creche.
Com relação ao dinheiro da empresa, nos últimos meses toda vez que uma cliente pagava o serviço, eu já retirava 50% do valor para a pessoa física. Nesse mês, vou fazer essa retirada só no final do mês depois de ter pago todas as contas da empresa e outros gastos que tive ao longo dos 30 dias. Decidi fazer dessa forma, pra deixar mais dinheiro no caixa e também porque já vou começar a planejar a viagem para o evento do Plug, que acontece no mês de junho em SP. Como a minha ida é para adquirir conhecimento para a minha empresa, os gastos também vai sair dela.
MESES 5, 6, 7 e 8: ABRIL A JULHO/2025
Os meses de abril, maio, junho e julho sofreu um plot twiste do que eu tinha planejado para o primeiro semestre de 2025. A principal meta desse ano era realizar a mudança para São Paulo no mês de setembro, mas no mês de maio Roberto e eu decidimos que íamos antecipar a mudança para o mês de julho. Com isso, o foco passou a ser a organização da mudança visto que ainda não tínhamos fechado mudança dos móveis e do transporte da Saori. Além disso, outra preocupação eram as consultas que o Joaquim precisava fazer a pedido do neurocirurgião e como solicitei pelo SUS o meu medo era de não conseguir marcar a tempo, antes da mudança. No final deu tudo certo e no dia 21 de julho a mudança chegou em SP. No vlog abaixo compartilho como foi.
Mas voltando ao mês de abril, ele foi ótimo porque renovei um contrato de uma cliente de gerenciamento de redes sociais com vencimento em dezembro/2025. Na parte financeira da empresa e pessoal foi ótimo, porque sei que até o final do ano um valor x vai entrar na conta. Em abril, também fechei um serviço pontual de produção de vídeo institucional para um cliente, além de manter as que já tenho.
No período de maio a julho, não realizei prospecção ativa de novos clientes, e os que chegaram até a mim foram de indicação e antigos cliente para serviços pontuais. Inclusive, um novo produto que acabei lançando a partir de uma demanda foi o Check-up Social Media Instagram, um diagnóstico do perfil do Instagram com o objetivo de indicar pontos positivos e de melhoria no perfil + um vídeo explicativo da análise realizada. Se você quiser saber mais ou comprar esse serviço, é só clicar aqui.
No dia 19 de junho fui para São Paulo com o Joaquim pra organizar algumas coisas da mudança e também por conta do evento Conexão Social Media 2025, realizado pelo Plugcitários. Esse evento foi uma injeção de animo pra continuar acreditando no meu trabalho, na forma que eu me comunico e também para aplicar novos aprendizados com as minhas clientes. Inclusive, nesse mês fechei o meu primeiro contrato no valor que definir para gestão de redes sociais (sim, ainda tenho contratos baratos e esse é um ponto que estou trabalhando internamente).
Voltei para Ouro Preto no dia 05 de julho e as duas semanas que fiquei lá foram para encaixotar as coisas, o Joaquim finalizar o primeiro semestre na creche e realizar algumas atividades externas com as clientes. Infelizmente, finalizei o mês de julho encerrando o contrato de uma cliente por questões financeiras (a pedido dela) e espero que o faturamento do negócio dela volte a aumentar para o nosso contrato ser reativado.
Sobre a parte financeira, o que me manteve calma e sem muitas preocupações foi ter organizado o valor da rescisão do CLT visando três meses (definir o valor de 3 mil por mês - jan/fev/mar) e a partir do mês de janeiro o planejamento financeiro da vida pessoal era do mês de abril. Agora, no segundo semestre de 2025 tivemos (Roberto e eu ) que recorrer a um empréstimo pessoal pra pagar os cartões de crédito do mês de agosto e como sobrou um valor dele, já garanti o mínimo de 3 parcelas do empréstimo (esse dinheiro foi aplicado) e uma parte das contas do mês de setembro.
Nas finanças da empresa, depois que pago as despesas, distribuo o que sobrou para os envelopes que defini para esse ano que são: reserva de emergência, melhorias na empresa (quero trocar a plataforma do blog e criar uma landins page integrada), pró-labore e contratação futura de um funcionário. O tema finanças empresariais é um que preciso me dedicar mais aos estudos, pra entender melhor esse universo, mas vejo que a forma que estou gerenciando o financeiro da empresa está caminhando legal. E quando surge alguma dúvida, recorro a uma contadora.
Resumo da ópera: tem sido muito bom trabalhar só com a minha empresa de comunicação e eu sei que agora, com o foco 100% nela, vou conseguir crescer, atrair e prospectar novos clientes, fechar novos contratos e começar a formar uma nova equipe. Um passo de cada vez, rumo a vida que eu desejei há cinco anos atrás.
8 meses vivendo apenas da minha empresa: como tem sido
Por
Gabe Pinheiro
as
agosto 12, 2025
Começo a escrever esse post no dia 15 de dezembro de 2024, cinco dias depois que fui demitida do meu emprego CLT. Nessa época eu já concilia...