7 dicas pra quem quer morar sozinha

Sair da casa dos pais pra ir morar sozinha ou dividir um apê com as amigas, é o desejo de muitas pessoas. Eu faço parte desse grupo e a minha vontade começou a aflorar em meados de 2010 e 2011, quando decidi que queria entrar na universidade federal e ir morar em outra cidade.

Na época, eu só sabia que iria morar em Ouro Preto, mas não tinha noção de como, realmente, é morar sozinha. Não imaginava os perrengues que ia passar, o quanto ia custar, se iria dar conta e o que essa experiência ia me ensinar.



Seis anos se passaram, morei em cinco casas (sendo as três últimas com as mesmas meninas, mas em locais diferentes), "batalhei" em uma república federal e fiz de Ouro Preto o meu lar.

Foram muitas experiências e hoje vou compartilhar sete dicas que, tenho certeza, vai ajudar quem está no processo ou pensando em ir morar sozinha.

1. Colocar no papel quais sãos os seus gastos atuais e quais são os gastos que terá quando for morar sozinha

2. Saber quanto que custa viver na cidade escolhida

3. Se for dividir casa onde você é a nova moradora, antes de fechar contrato você deve conhecer com quem vai dividir a casa, ver o ambientes, saber quais são as regras e o custo que terá

4. Se for ir morar sozinha, pesquisar bem a casa, bairro e "tentar" alugar diretor com o proprietário, assim você consegue negociar o valor do aluguel

5. Ter uma reserva de emergência para gastos com móveis, primeira compra do supermercado e imprevistos

6. Se for morar sozinha, organize a nova casa com elementos que você goste e vá deixando o local com a sua cara. Assim a adaptação é mais rápida. Se for dividir casa, respeite as diferenças, respire fundos e quando necessário convoque uma reunião, tudo que é conversado é resolvido da melhor forma

7. E a última dica, aproveite a nova vida, aproveite a experiência

Morar sozinha é ótimo, mas se você não tem um planejamento o início pode ser bem difícil. Já salva esse post nos favoritos, pra você sempre consultar quando estiver se organizando pra dar esse grande passo.

beijos, beijos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio