Como os blogs podem ajudar o posicionamento da sua empresa

A internet está presente, mais do que nunca na vida das pessoas e no atual momento que estamos vivendo (quarentena devido ao coronavírus), o Marketing Digital está "gritando" na cara das empresas o quanto ele é importante, e o quanto precisa estar presente no dia a dia delas.

Dentro desse panorama tem uma plataforma que acredito muito, que são os blogs. Ele é um veículo que é seu (o instagram e o facebook não são e se o tio Mark resolver apaga-las, todas as nossas fotos e publicações também vão embora), tem uma linguagem mais pessoal e é uma forma de trazer um conteúdo mais aprofundado para o seu público.


Em um artigo publicado no site da Resultados Digitais sobre os requisitos de sucesso no marketing digital, o primeiro deles é ter um site. E pra quem não sabe, tanto o site quanto o blog é uma canal de busca orgânica dentro do Google e potencializa as estratégicas de captação de leads, conversão e relacionamento.

Mas afinal, qual criar? Blog ou Site?

Se puder, tenha os dois. O site vai reunir informações do seu negócio, como por exemplo a história, serviços ou produtos que vende, endereço e contato. Já o blog vai reunir tudo isso, mas também terá uma página de postagens onde vão ser publicados conteúdos sobre o seu segmento, formas de utilizar um produto, informação relevante e que irá ajudar ou ensinar o seu público.

O blog é uma estratégia de marketing digital e com ele você consegue criar um vínculo maior com os seus clientes, conquistar novos e se tornar uma referência no nicho em que atua. Outro fator interessante, é que é possível monetizar (ganhar dinheiro) essa plataforma, a partir do Google Adsense ou posts patrocinados (#publipost).

Criar um blog não dá trabalho, mas requer planejamento e dedicação. Ele será uma das vitrines virtuais da sua empresa e precisa estar bem estruturado, com um layout (identidade visual) que comunique o que a marca (empresarial ou pessoal) fala e que se mantenha atualizado.

Mas qual é a diferença entre Blog e Site?

Muitas pessoas acham que os dois são a mesma coisa, mas o que difere um do outro é a forma como você irá se comunicar. O blog traz textos mais pessoais e sempre trazendo para cada post uma experiência de quem escreve. Já o site, são textos mais informativos e escritos na terceira pessoa.

Se você der uma lida nos posts daqui do blog, vai reparar em como eu me coloco em cada um deles. Se bobear, dá até a impressão de que estamos conversando. E esse tom de proximidade é o que faz com que o leitor tenha uma empatia com você, com a sua marca. Ah, sem contar que no blog tem a área de comentários e outras pessoas podem compartilhar a opinião delas com você.

As minhas dicas são: Visite blogs e sites, faça uma pesquisa com o seu público pra ver a aceitação, consuma conteúdos dessas duas plataformas e, a partir dai, comece a planejar a criação do seu. E pra te ajudar nesse percurso, criei um e-book 5 passos para criar um blog, que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

Não dê as costas para essas duas plataformas, elas são o futuro (sim, junto com as redes sociais) e irá ajudar (muito) no posicionamento da sua empresa, visibilidade e, até, vendas.