A importância de estar presente nos lugares

Um dos temas que eu passei a ler bastante depois que entrei na Associação, foi sobre Empreendedorismo. E como gosto de compartilhar tudo que venho aprendendo me uni a Manu, do blog Coisas do Tempo, na série Empreendedorismo aonde cada conteúdo irá complementar o outro. O objetivo é dar dicas, orientar e ajudar - a partir de nossas experiências - vocês, leitoras, nas situações que envolvam empresas.

E pra dar início (dos posts em conjunto, porque já contei aqui  como que é trabalhar com empresários), hoje vou falar sobre a importância de estar presente nos lugares. Uma das coisas que sempre ouço, principalmente da minha gestora, é que uma instituição precisa estar presente nos eventos e fazer com que as pessoas que estão nele saibam que você está ali. E você, de um forma ou de outra, é uma empresa, é uma instituição que quer mostrar/divulgar o trabalho que realiza.

Quem me conhece sabe que eu adoro fazer mil coisas ao mesmo tempo, participar de tudo que aparece e sempre que puder ajudar as amigas em seus projetos pessoais. Escrevendo esse post percebi que faço isso desde novinha (falou a velha hahahaha) e que naquela época eu já praticava "estar presente em todos os lugares". E o que isso me proporcionou? Conheci diversos locais de SP, comecei a fazer pequenos trabalhos na área de jornalismo pra já ir me familiarizando com a profissão, fui em festas bacanas, em desfiles e uma infinidade de coisas.

Mas Gabi, porque é importante estar presente nos lugares?

Estar presente em eventos, confraternizações ou conferências (só pra citar alguns exemplos) faz com que cada pessoa trabalhe uma ferramenta muito importante, o Networking. Pra quem não sabe, o networking é o relacionamento com outras empresas/pessoas, não é simplesmente sair por ai entregando cartões de visita, mas sim ir atrás daquelas empresas que têm haver com o seu perfil.

"Para ser memorável, preocupa-se em escutar e focar sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário". (site Endeavor Brasil)

Trazendo o networking para o mundo da blogosfera, influencers e youtubers, o relacionamento que tantos deles possuem com as marcas é justamente por se fazerem presente em eventos e demais atividades que tenha público (desde que seja seu nicho). No vídeo da Manu, A importância da sua imagem, ela ressalta o quanto somos um produto e como a nossa imagem, principalmente nas redes sociais, reflete o que somos. 

E é a partir dos fatores imagem + estar presente nos lugares que negócios são fechados. A dica que eu dou é começar a olhar as festas, reuniões e confraternizações como um espaço de aprendizagem e não só de festas. É durante uma simples bate papo que surgem novas ideias e novas informações que podem agregar ao trabalho que realiza. O segredo é aproveitar as oportunidades e extrair o melhor que elas têm para oferecer.

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