Tirar visto no país de destino, tem como? [Colômbia]

Uma coisa é inevitável, quando você viaja para fora do país "chove" pessoas te perguntando coisas sobre a viagem, principalmente da parte burocrática. E em uma dessas conversas, uma pessoa me perguntou se era possível tirar o visto de estudante dentro da Colômbia. No dia eu não sabia a resposta, entrei em contato com o consulado colombiano e descobri que tem sim a possibilidade de tirar o visto do estudante dentro do país.


Eu não recomendo essa prática, mas sim fazer todo o possível para tirar o visto de estudante aqui no Brasil, e já entrar no país com toda a burocracia resolvida. Mas se não der e essa for a única alternativa, e já que ela está disponível, utilize-a. 


De acordo com o consulado colombiano, o local pra fazer a solicitação do visto de estudante é na oficina de vistos em Bogotá. Pra tirar ele aqui no Brasil, você deve fazer a solicitação pela internet, pagar a taxa, esperar em torno de uma semana a resposta da análise e quando aprovado, é só pagar a taxa do visto e ir estampar no consulado.

Já para tirar na Colômbia, não consegui descobrir se é necessário fazer a solicitação primeiro pela internet ou se pode ir direto no consulado, com os documentos em mãos e já dar entrada. É uma lista grande de papelada que você deve apresentar, e é sempre bom primeiro juntar todos os documentos pra só depois dar entrada. Não vou colocar aqui no blog quais são esses requisitos (como eles chamam), porque são muitos e eles estão disponíveis no site do consulado.

Espero que o post tenha ajudado quem estava com dúvida se tinha essa possibilidade ou não, e quem passou em algum processo seletivo pra Colômbia e tem pouco tempo pra organizar as coisas, fica a dica.

Beijos, beijos