Alguns costumes colombianos

Abril chegou, já vai fazer três meses que estou na Colômbia e a viagem de volta só vai se aproximando. É aquela sensação de sonho realizado que só vai enchendo o coração. Como já tenho uma boa vivência aqui resolvi vir contar um pouco dos costumes colombianos.



Como em qualquer lugar, seja no Brasil ou em outra parte do mundo, cada região tem a sua cultura, seu modo de falar, de se relacionar com as pessoas, de comer e por ai vai. Uma das coisas que eu ouço bastante aqui em Montería, é que o pessoal que mora na costa são mais afetuosos e os que moram em Bogotá são mais "arrogantes".


Acredito que essa denominação é porque Bogotá é a capital do país, é uma cidade grande e todo mundo está sempre em movimento, que nem São Paulo (#saudades). Também acho que isso vai de pessoa para pessoa, mas como ainda não fui visitar Bogotá não posso (ainda) falar o que achei dos moradores.


Mas deixando o disse me disse de lado, elenquei alguns itens interessantes sobre os costumes daqui:


#1: Fritura no café da manhã


Isso mesmo pessoal eles comem fritura logo cedo e isso está me matando. Eu que sou acostumada a comer pão francês com café ou leite com toddy, demorei para me acostumar com os "desayuno" (café da manhã em espanhol) daqui. O bacana é que todo dia é algo diferente, então tem dias que eu como cereal, ovo mexido, "arepa" ou bolinho frito com queijo e presunto.


A senhora Kate (minha mãe colombiana) tenta ao máximo agradar todas as meninas que moram em casa e como é a universidade que paga a minha moradia, fico um pouco sem jeito para falar que não vou comer determinada coisa. O engraçado é que pra eles isso é super normal.


Uma das coisas que eu já reparei é que esse excesso de fritura está acabando com a minha pele e com o meu cabelo. O que estou fazendo é bebendo muita água e sempre que der, ir substituindo a fritura por um algo mais saudável. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre as comidas, pode dar uma olhada nesse post.



#2: Mulheres usam calça até no calor


Para nós brasileiros que a cada raio de sol já vamos colocando um shorts, saia ou vestido, encontrar alguém que está vestindo calça em um calor de 30º já faz com que a gente pense "mas essa pessoa está louca". Sim, esse foi um dos meus pensamentos. E eu digo mais, pelo menos aqui em Montería é super normal as pessoas usarem calça no calor. E o mais engraçado é que eles reclamam da temperatura, mas mesmo assim não saem de shorts. Loucura não! hahahaha.


Eu, como não nego as minhas raízes e também não sou obrigada a passar calor, uso e abuso dos shorts. Claro que de vez em quando eu uso calça, para não desrespeitar (muito) a cultura deles, principalmente na universidade.



#3: Sair de chinelo? Nem pensar


Esse é outro item que eu fiquei abismada (hahaha), as pessoas aqui não saem de chinelo e só usam ele dentro de casa, ou para tomar banho. Não sei porque esse costume, mas enfim, é engraçado ver a cara do pessoal quando eu ou as outras brasileiras saímos de havaianas.


#4: Eles não jantam


Sim, eles não jantam (#chorei) e sim comem um lanche de noite. E quando eu e as outras brasileiras falamos que a nossa janta é um prato com arroz, feijão, salada e uma carne, eles ficam boquiabertos. Então se você for vir pra Colômbia e te convidarem para jantar e servirem um lanche, não se assustem porque essa é a janta deles. 


--


É isso pessoal, esses são alguns costumes dos colombianos, espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa cultura e qualquer dúvida é só deixar nos comentários. 


Beijos, beijos

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixei aqui o seu comentário, sugestão ou elogio